Pessoas curadas, restauradas, e vivendo nova esperança em Deus... óleo de alegria sobre nós nestes dias"

terça-feira, outubro 30, 2012

A Igreja Organizada.

Ao fazer a leitura do blog da igreja me deparei com duas notas publicadas pelo pastor Ricardo Nascimento (O VALOR E O DESVALOR DA IGREJA ORGANIZADA e ESVAZIANDO A IGREJA), e o texto abaixo me deixou bastante reflexivo: 
“A Igreja Organizada tem o seu valor pelo aspecto comunhão dos santos e também pela voz conjunta na propagação do evangelho nas agencias do Reino sobre a terra, bem como, pela unidade que promove quando aprendemos a nos respeitar neste convívio, alias a debandada de alguns tem por fundamento esta falta de tolerância com a fraqueza alheia, como se não as tivessem também.... mas me intriga saber que muitos dos que caminham dentro das organizações, só o fazem por acharem que isto é tudo. 
Proponho que revejamos nossos conceitos e principalmente cada um de nós no que temos feito para mudar isso... “o desvalor da Igreja Organizada”, e não basta ficarmos escrevendo o que pensamos sem uma atitude, nem tão pouco acharmos que é assim mesmo... faço a defesa de uma Igreja organizada que de frutos dignos de arrependimento e que entenda o seu verdadeiro papel, não acreditando em fábulas, mas crendo no Senhor Jesus.”
Percebemos que muitas pessoas, em sua maioria conhecedoras da palavra de Deus, têm tomado a equivocada decisão de abandonar a igreja organizada e não só isso, tornam-se opositoras a sua existência. Esta atitude manifesta algo satânico, pois quem insistentemente almeja o fechamento e a extinção da igreja de Cristo é satanás.
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; “Mateus 16:18
Este afastamento se dá em virtude de vários aparentes motivos, explicações que, são utilizados para convencer aos ouvintes, pois são expostos de forma bem convincente e é tudo muito comovedor. Sempre vitimados por algum fato, por alguma atitude, alguma pessoa que os tenha atingido, e às vezes até é verdade, só que são verdades que não se justificam diante de Deus. Em certo momento da minha caminhada eu desanimei, desacreditei, desvalorizei a igreja e quase me tornei um “desigrejado” eu me justificava alegando ter motivos para não permanecer no seio da igreja e que deveria buscar ao Senhor somente em minha casa. Até que o Senhor me confrontou e ministrou ao meu coração a seguinte palavra:
“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:24-25
Entendi que havia me tornado um intolerante, entendi que amparado em uma “suposta santidade” havia me colocado em uma posição de superioridade aos meus irmãos, pois não conseguia viver ao lado daqueles que para mim eram “pecadores demais”, quando na verdade eu e você possuímos as mesmas e talvez até mais fraquezas do que aqueles que não somos capazes de suportar, e a palavra em referência nos adverte que isso ocorreria com a aproximação do Grande Dia do Senhor.
Em João 12 nós percebemos uma reunião, que nos apresenta um perfil da igreja e de seus membros, quero te encorajar a entender o que a palavra de Deus quer nos mostrar ao analisarmos a cada um dos presentes:
JESUS- è o Senhor da igreja, a igreja existe por Ele, para Ele e sem Ele não há sentido para a igreja. Algumas igrejas o tem excluído e o substituído por alguns atrativos (adoração a anjos, sal grosso, agua ungida ou benta, toalha suada, fronha de travesseiro, etc), sobre isso lhe aconselho a encontrar uma igreja onde: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1:18 
Em Ap 3.20 em advertência a igreja de Laodicéia a palavra diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Observe que o Senhor Jesus tem estado fora de vários lugares onde dizem servi-lo.
LAZARO- Exemplo da vida sobre a morte (ressurreição), aquele que retrata que a morte não tem a ultima palavra na vida do crente, aquele que nos faz lembra que quando estamos em Cristo, temos uma nova vida e vida esta em abundância, retrata as pessoas que embora vivas estavam mortas em sua forma de viver, apodrecidas pelos vários tipos de pecados contra a santidade e autoridade de Deus. Representa O milagre sobre a face da terra..
MARTA- Exemplo daquele que serve que se disponibiliza com amor e dedicação para o serviço na casa do Senhor, daquele que esta sempre pronto a dar o melhor, que busca fazer com excelência o que lhe é confiado e o que percebe o que tem necessidade de ser feito, que mesmo enfrentando lutas, adversidades, procura sempre ofertar o seu sorriso. Pode ser até muito espiritual ou não e isso varia conforme a nossa ótica, quando eu determino que serviço espiritual seja somente o evidenciado na congregação como, o que louva no altar, o que ministra a palavra, o que ora a frente na igreja, os que possuem títulos concedidos aos homens esses sim são espirituais, mas o que lava uma louça na igreja, o que lava o banheiro, o que varre a igreja, o que manuseia o equipamento de som, o que não tem o seu serviço exposto, o que não possui um titulo não é espiritual, precisamos rever nossos conceitos, observe, se ninguém recolher o lixo, se ninguém trocar o garrafão de agua se ninguém lavar o banheiro ou até mesmo se ninguém varrer a igreja, nós teremos dificuldades, devido a sujeira, o mal cheiro e a falta de conforto, de prestarmos o melhor culto ao Senhor, pois muita das vezes nada fazemos para o Reino, porém sabemos exigir o melhor . Então lhe pergunto o que é e o que não é espiritual? Apresente-se e seja como Marta. 
MARIA- Exemplo daquele que se coloca aos pés de Jesus, daquele que lhe rende a mais sincera adoração e que às vezes até é criticado por isso, porém a critica não o para, pois devemos ser insensíveis às criticas que nos levem a desviar do alvo que é o de adorarmos ao Senhor e pararmos a nossa caminhada. É o exemplo da pessoa que acorda disposta a dar o excelente ao Senhor, mesmo que isso lhe custe caro, pois o vaso de alabastro, com unguento de nardo puro oferecido ao Senhor equivalia ao salario de um trabalhador no período de um ano. Entenda que o liquido escorreu e provavelmente foi absolvido pela terra, no entanto a motivação do coração de Maria foi recebida por Jesus como adoração, será que Jesus precisava disso? Quando ofertamos e dizimamos ao Senhor, se é que temos feito isso, qual tem sido a nossa verdadeira motivação? Temos dado o melhor? Temos ofertado as nossas vidas?
JUDAS-Exemplo do pecado, o joio que esta no nosso meio, que não será tirado fora do tempo: “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” Mt 13.30. Exemplo do que trai, do que calunia, do que acusa, do que faz criticas destrutivas, daquele que se esforça para ser o problema e que não se arrepende, que não se deixa transformar pela palavra de Deus, que não reconhece o propósito de Deus na pessoa de Jesus. 
MUlTIDÃO- Exemplo daqueles que tem inchado a igreja, daqueles que fazem numero para satisfazer o ego de determinados lideres, não representam o milagre como Lazaro, o que serve como Marta e o que adora como Maria, pois dão mais valor aos milagres do que Aquele que o executa, que é Jesus. Tornam-se um peso na igreja e lamentavelmente não estão dispostos a servir e sim a serem servidos, não amadurecem na fé, pois estão somente preocupados com seus próprios problemas. Quero te encorajar a sair da multidão, pois nela você não será reconhecido e será mais um, fora dela Jesus te chamará pelo teu nome, medite em Lc. 19 e seja como o pequeno Zaqueu.
Infelizmente pessoas dentro de nossas igrejas tem focado seus olhares somente no exemplo de Judas e abandonando a congregação como é costume de alguns, os Judas estão em toda parte e não serão tirados fora do tempo, então te proponho a não se privar da presença dos Lazaros, das Martas, das Marias e até mesmo da presença do Senhor Jesus, isso não é justo, pois quem pagou o preço da sua redenção foi Jesus Cristo. 
Ao deixar Judas na reunião Jesus não errou, Ele simplesmente nos ensinou que na igreja organizada não chegaríamos a uma perfeição ( o que não justifica errarmos sabendo fazer o certo) e que se Judas estava ali também existe lugar para mim e para você. Jesus não o mandou ir embora, Jesus não o apontou, Jesus não o discriminou em MT 26.50 Jesus o chama de amigo. Não desistiu de Judas, até o ultimo instante
Jesus quer que nos santifiquemos a cada dia, porém Ele não quer que sejamos mais santos do que Ele, Jesus não tem dificuldade em conviver com a fraqueza humana, pelo contrario sempre buscou estar perto dos doentes para nos ensinar o caminho da cura. Sejamos santos e sejamos pessoas melhores, amáveis, ensináveis e dispostas a fazermos a diferença nessa geração.
Por Pb Edivaldo Cosme Rocha Moreira.

2 comentários:

Ubirajara Silva disse...

Se faz necessário lermos, entendermos e aplicarmos em nossas vidas, cada postagem aqui, a fim de que o nome do nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, se manifeste em nossas vidas a cada dia e esta manifestação, seja notória aos que carecem através das nossas atitudes e ações.

Ubirajara Silva disse...

Se faz necessário lermos, entendermos e aplicarmos cada postagem aqui,em nossas vidas, a fim de que o nome do nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, se manifeste em nossas vidas a cada dia e esta manifestação seja notória aos que carecem, através das nossas atitudes e ações.

Reflexão

>